sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

XXI : HQ visceral, escatológica, podre, crítica e antifa




Por: Diego El Khouri,
 o outsider da galáxia de parnaso



200 PÁGINAS DE UMA VISCERALIDADE QUE NUNCA SE VIU NOS QUADRINHOS MUNDIAIS

(Pra ter essa clara noção é preciso ler toda a HQ / esse pequeno recorte nessa postagem não chega nem perto do que te aguarda )



Novembro de 2018: ascenção do fascismo, direita extrema, conservadorismo, hecatombe social... Mergulhado nesse espírito se inicia uma série de pinturas intituladas Século Sinistro. O vermelho sangue como elemento de violência, releituras de fotos tiradas nos anos de chumbo da ditadura (ressignificando  colocando os pretos em destaque como alvo da repressão na contemporaneidade), o retrato nu e cru desses tempos bizarros e sombrios...

            * Primeira tela da série Século Sinistro

Óleo sobre tela, 40 x 80 cm


 Em janeiro de 2019 se inicia um desmembramento da série de pinturas e comecei a trabalhar simultaneamente com a HQ  intitulada  XXI, em referência ao século.  É possível em vários fragmentos da "arte sequencial", como Will Eisner definia as histórias em quadrinhos, ver elementos das pinturas, às vezes inspirando  uma página inteira. Há uma diferença cromática visível: nesse trabalho impresso tem como estética o não branco no papel, dando ainda mais uma carga sombria ao trabalho. Cada capítulo é como se fosse um pequeno conto em forma de quadrinhos (o núcleo do roteiro está aí...). Embora cada história tenha começo, meio e fim, há uma abertura que costura cada capítulo, colocado em ordem estratégica como um álbum musical, faixa por faixa.



Século sinistro. Óleo sobre tela, 15 x 19 cm




Trecho da HQ XXI 

A estrutura narrativa faz  uma sátira com a internet, reality show e programa de tv sensacionalista. Principalmente quando é empregado a técnica da quarta parede, como se os personagens conversassem diretamente com o leitor , intensificando a ideia de estar sempre filmado, o tempo todo, num imenso g reality show. Celulares com suas câmeras opressoras e normalizadas . Há uma poesia fina que perpassa  o roteiro tão pesado. Às vezes  cru e direto como faca na carne, às vezes surrealista, em outros momentos simbolista e até lírico, extremamente lírico. Isso se deve a construção específica diferenciada na execução de cada roteiro ( em alguns momentos a partir de  uma poesia, às vezes em forma de conto bem estruturado do início a fim, às vezes uma frase e vou perseguindo uma história que não sei onde vai dar)... Todas as mazelas humanas estão ali expostas: racismo, homofobia, feminicídio, nazismo, repressão... Tudo de forma muito pesada e extremamente poética e crítica: um retrato pessoal e coletivo desse bizarro século sinistro!!!!!




Título: XXI

Roteiro e desenho: Diego El Khouri

Prefácio: Fabio da Silva Barbosa

200 páginas


*Editora Merda na Mão*


Publicando os impublicáveis




Poucos registros se tem da época da ditadura no Brasil da violência em cima dos pretos e periféricos. Essa série tenta romper com essa lógica 











A HQ XXI ela bate em todos os espectros políticos legitimados (seja de esquerda ou de direita apesar do impulso maior foi a ascenção do nazi fascismo no Brasil)
      
                 Malucos e malucas, 

Eis mais um pequeno spoiler do que está vindo por aí:


















****************

HQ XXI expondo as vísceras do século sinistro:



HQ XXI: HQ pesada, sinistra, violenta e visceral!!!!!!!!!!!!!:



HQ XXI: arte crítica, violenta e escatológica:


ALELUIA NUNCA MAIS esquartejando os tímpanos e HQ XXI:

Nenhum comentário:

Postar um comentário